
Vacina de Febra Amarela: Quem precisa?
Olá pessoal, como vão?
Alguns países sempre exigiram vacina de febre amarela para todos os seus visitantes, mas com o recente surto que tivemos aqui no Brasil, as coisas mudaram um pouco. Basicamente, todos os países em regiões tropicais ou subtropicais com florestas podem ter surtos de febre amarela e querem se proteger. Por isso o certificado de vacinação pode ser exigido de passageiros vindos de áreas de riscos, até mesmo para quem faz somente conexão.
Dentre os países que exigem o certificado de vacinação estão:
- África do Sul
- Aruba
- Austrália
- Bahamas
- Costa Rica
- Curaçao
- Malta
Essa é uma lista de países que são mais comuns ao Brasileiro, mas no site da Anvisa é possível verificar todos os outros destinos e suas exigências.
Nos países abaixo a vacina da febra amarela não é obrigatória, porém recomenda-se que o viajante tenha:
- Bolívia
- Colombia
- Panamá
- Paraguai
- Peru
Inclusive já vi relatos de pessoas que foram solicitadas a apresentação da carteirinha da Anvisa em Bogotá, mesmo sem ter a obrigatoriedade, então a recomendação é tomar mesmo.
Lembrando que é necessário considerar os países onde os voos fazem conexão também, não somente o destino final. Ex. voo com destino final EUA, com a Copa ou Avianca, vão fazer conexão no Panamá ou Bogotá normalmente e a vacina pode ser necessária.
A dose da febre amarela não pode ser a fracionada, muitas vezes é necessário apresentar uma prova de que irá viajar para receber a vacina cheia e a comprovação da vacina é feita por meio da carteirinha internacional da Anvisa, a CIVP.
Se ainda não tomou a vacina, você pode optar por toma-la em um local onde já emita o certificado da Anvisa, poupa trabalho. Além disso tanto a vacina quanto o certificado, são vitalícios. No site da Anvisa é possível obter essa informação, mas para quem é de São Paulo normalmente o Hospital das Clinicas dá a vacina e já emite o certificado.
Caso você já tenha tomado a vacina, é necessário preencher o formulário do viajante no site e agendar para pegar a CIVP. No aeroporto de Guarulhos, que costuma ser rota de passagem para muitos, é onde fica um dos postos mais visitados.
Importante: A vacina deve ser tomada no máximo com 10 dias de antecedência do embarque, assim caso tenha algum efeito colateral, não afetará sua viagem e haverá tempo para que ela faça “efeito”.
Espero que essa informação seja útil aos viajantes! 🙂
Beijos e até a próxima!

