Aurora Boreal: Saiba onde é possível ver!
Eu tenho uma lista de coisas que quero fazer antes de morrer, se chama “Bucket List”. Ver a Aurora Boreal está entre os ítens dessa Bucket List.
A Aurora Boreal é um fenômeno científico que acontece quando “o plasma resultante das atividades solares entra em contato com elementos da atmosfera da terra”. [M. Brotto.]
Uma questão interessante é que nem sempre ela pode ser vista a olho nú e tem o clima também pode interferir, então conseguir ver a Aurora Boreal pode não ser uma tarefa tão simples.
Vou contar um pouco mais sobre onde os caçadores da Aurora Boreal costumam estar 🙂
Principais lugares para ver a Aurora Boreal:
EUA – Alaska: Sim, provavelmente um dos lugares mais frios e também um lugar que tem grandes chances de conseguir ver a Aurora Boreal. Fairbanks é um local dos mais indicados para quem busca se aventurar procurando a Aurora Boreal.
O Alaska é um lugar bem peculiar com muita vida selvagem, apesar de existirem muitas opções de acomodação por lá, a comidas são bem tipicas, por ex. Peixe no café da manhã, afinal por ser um lugar muito frio não é possível cultivar campos de trigo e cereal, então é muito o que tem pra hoje, sabe? Acho a experiencia super válida!
Noruega: Um dos destinos mais famosos pela Aurora Boreal. É possível chegar de avião até Tromso, que é praticamente a capital norueguesa da Aurora, tem muitos hoteis, restaurantes, muitas empresas de turismo. Também é um dos lugares mais caros para se fazer a viagem em busca da Aurora Boreal, por conta de sua moeda. A vantagem é que existem dezenas de lugares próximos de Tromso que possibilitam a visualização da Aurora Boreal.
Islândia: A Islândia não é conhecida apenas pela Aurora Boreal, mas também por outras tantas belezas naturais. Por lá há uma maior dificuldade de conseguir visualizar as cores por estar abaixo do circulo polar, mas também há uma questão de logística: as estradas não são de fácil acesso.
Os custos também são altos, apesar de ser um lugar incrível!!
Canadá: Os melhores lugares são Yellowknife, Churchill e Whithorse.
Whitehorse fica na provincia de Yukon, acima de BC e é de mais fácil acesso do que Yellowknife. Existem voos com que descem em Whitehorse e o ecoturismo para exploração da Aurora Boreal está em alta, então é possível visualizar de lá também, ela fica ao lado do Alaska.
Em Churchill a quantidade de Auroras no ano é incrivelmente alta, então as chances de visualização são grandes. Nota: você vai precisar de visto para o Canadá e o frio também é intenso.
Suécia: Aqui existe o famoso hotel de gelo, o Ice Hotel!
Na Suécia a região de maior probabilidade para visualização da Aurora Boreal é na região de Kiruna e Abisko, lá você encontra um dos céus mais limpos da Escandinávia.
Os dois lugares são pouco habitados, consequentemente tem pouco comércio e poucos hoteis, o ideal é se prevenir para não passar aperto!
Finlandia
A Finlandia tem um apelo interessante e até um pouco ludico por ser conhecida como a terra do Papai Noel, que fica na Lapônia finlandesa. Kilpisjarvi é um povoado bem interessante para ser colocado no roteiro dos caçadores de Aurora. Além disso as regiões de Inari, Saariselka e Rovaniemi são bem conhecidas também. Se comparado à Noruega, por exemplo, a Finlândia é muito mais fria!
Em Kakslauttanen existe um resort que disponibiliza vários iglus de vidro para que possam desfrutar da experiencia sem passar frio e no conforto, chama-se Kakslauttanen Artic Resort, olha que legal!
Russia
A Russia talvez não seja o lugar mais fácil para conseguirmos ver a Aurora acontecer, as distancias são longas, dificuldade de exploração e tem também a questão da diferença te temperatura.
A Russia oriental é de difícil acesso, mesmo considerando voo como meio de transporte ( e pense que a Sibéria, por exemplo, já chegou a míseros -71,2°C, oi?).
Já a Russia Ocidental, que é onde fica a Lapônia Russa é possível ser acessada e faz divisa com Noruega e Finlandia. A barreira negativa na Rússia pode ser o idioma, o pessoal não curte muito falar ingles por lá 🤔
Melhor época: Entre os 30 dias que antecedem do equinócio de setembro e os 30 dias depois do equinócio de março, é o intervalo de tempo em que as auroras podem ser mais facilmente vistas na maioria das regiões árticas.
Dica: Sempre procure empresas especializadas e profissionais para fazer esse tipo de passeio. Ele demanda planejamento de trajeto, data, trechos internos, motorista habilitado local muitas vezes, então não faça de qualquer jeito!
Alguem já fez a aventura de caçar as “Northern lights”? Me contem como foi a experiencia de vocês!!
Um comentário
Pingback: